Ontem, dia 27/01/2021, aconteceu a 2ª reunião da Comissão organizadora da XIX Bienal da ACM, na sala do ZOOM da Ac. ana rosemberg.
O Ac. Janedson apresentou a GRADE da programação. As discussões estão no vídeo, acima.
O Ac. Sebastião Diógenes, Secretário Geral, escreveu Súmula da Reunião, abaixo.
XIX BIENAL ACM – COMISSÃO ORGANIZADORA.
Súmula da segunda reunião realizada em 27-01-2021.
Local: Sala virtual na plataforma Zoom de Ana Rosemberg (ID: 890.23330.8424; senha: 901.897). Às 19 horas. A reunião foi gravada e postada no canal do YouTube da ACM [https://www.youtube.com/watch?v=AxEHR44AO-8]
Acadêmicos presentes: Ana Margarida; Carlile Lavor; Henrique Leal; Iran Rabelo; Janedson Baima; Marcelo Gurgel; Márcia Alcântara; Oswaldo Gutierrez; Roberto Misici; Sara Cavalcante; Sebastião Diógenes; Vladimir Távora.
Coordenador da reunião: Presidente da Bienal Acad. Janedson Baima. Nesta segunda reunião foram tomadas várias decisões e apresentadas algumas propostas.
Dias das reuniões: todas às quartas-feiras, exceto as segundas quartas-feiras.
Registro das reuniões: Gravação e súmula por escrito. Por decisão da maioria, as reuniões da Comissão Organizadora da XIX Bienal serão gravadas pela Acad. Ana Margarida, e em seguida postadas no canal do YouTube, acessível a todos os Membros Titulares da ACM. Também serão produzidas, por escrito, as súmulas das reuniões pelo Acad. Sebastião Diógenes.
Data da Bienal: 12 a 14 de maio de 2021. Solenidade de abertura no dia 12 à noite.
Modalidade da Bienal: Virtual, em sala única, sob a coordenação da Acad. Ana Margarida. A ACM contratará dois profissionais para darem suporte técnico à Acad. Ana Margarida.
Programação científica: Será desenvolvida sob a forma de conferências, miniconferências, painéis e simpósios.
Presidente de honra: Acad. Otto Leal Nogueira.
Patrono: ainda não escolhido.
Homenagens: Serão conferidas homenagens a cinco personalidades médicas cearenses com a entrega da Medalha Antônio Justa. Os nomes ainda não foram divulgados.
Premiação: Apresentação do trabalho classificado em primeiro lugar do concurso “Nossa Academia de Medicina”, na sessão solene de encerramento.
Solenidade de abertura: proposto o nome da Dra. Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fiocruz e pneumologista.
Temas: ficou acertado que os membros da comissão organizadora da Bienal enviarão as suas propostas de temas e os nomes dos palestrantes indicados ao presidente Acad. Janedson Baima.
Observação: para os detalhes da reunião, acesse o canal do YouTube:
[https://www.youtube.com/watch?v=AxEHR44AO-8]
Sebastião Diógenes
Secretário-Geral Adjunto.
28-01-2021.
-------------------------------------------------------------------
A Ac. Márcia apresentou sugestões escritas. A Ac. Sara e o Ac. Iran Rabelo & Ac. Prazeres enviaram sugestões, por email.
Aguardamos novas sugestões para postagens.
FORTALEZA, 28 DE JANEIRO DE 2021
Caros Janedson, Misici, e Iran Rabelo, Digníssimos cordenadores da Bienal da ACM e Membros da Comissão Cientifica desse Evento em 2021.
Segue sugestões minhas para alguns pontos principais do evento como:
1- Título do EVENTO: “A MARCHA DA COVID-19 EM 2021”
JUSTIFICATIVA: o Titulo sintetiza tudo o que desejamos ver, ouvir, aprender e pensar, sobre a COVID-19 e todas suas repercussões nos sistemas do corpo humano: Digestivo, Cardiovascular, Respiratório, Excretor, Endócrino, Reprodutor e Neurológico, Tegumentar, Esquelético e Muscular, numa perspectiva ampla sobre o modo como evoluirá a COVID-19 no decorrer do ano em que acontece a Bienal. Os temas abordarão desde: o vírus e seu comportamento viral; à doença em si, suas múltiplas complicações para os sistemas humanos INDIVIDUAIS, FILOSÓFICOS E SOCIAIS.
2- Conferencia Magistral de abertura: “A HUMANIDADE NO RÍTMO DA COVID-19”
JUSTIFICATIVA: A revolução cultural, comportamental e social frente a COVID-19 tem sido formidável em termos de humanidade.
CONFERENCISTA: PROFESSORA MARGARETH DALCOlMO
JUSTIFICATIVA: Médica pneumologista clinica, pesquisadora da FIOCRUZ, possui uma bagagem científico-cultural muito ampla, além de ser dotada de uma formidável capacidade de comunicação. O acesso à ela é fácil por sua simplicidade e sapiência.
3- Outros tema de suma importância:
• ENFRENTANDO A PANDEMIA NO CEARÁ: QUAL O PAPEL DO SUS E SUA FORÇA TAREFA NESSA EMPREITADA
• A ASFIXIA E O REAL SOFRIMENTO HUMANO...........
MÁRCIA ALCÂNTARA
------------------------------------------------------------------------------------
Ilustre Presidente da Bienal 2021
Data: 19 de janeiro de 2021 08:39:37 BRT
Para: Academia Cearense de Medicina ACM <academia.acm@gmail.com>, Prazeres Rabelo <pzrabel@yahoo.com.br>
Assunto: Sugestões att. Pedro Henrique S. Leão
POSIÇÃO DA ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA - SUGESTÕES
Solidários com os demais membros da ACM desejamos expressar nossa posição sobre aspectos de tratamento e profilaxia da COVID 19, com ênfase no uso da vacina, sem entraremos no mérito da tecnologia utilizada na sua fabricação.
A vacina existe desde maio de 1796, criada pelo médico inglês EDWARD JENNER, à partir de material extraído de pústulas dos ordenhadores de vacas que apresentavam a forma animal da doença. Assim surgiu a primeira vacina.
A partir desta notável descoberta pavimentou-se o caminho para numerosas outras vacinas, com sucesso na prevenção e erradicação de grandes flagelos da humanidade tais como meningite, varíola, sarampo e poliomielite, para citar apenas as mais decisivas e inquestionáveis vitórias da ciência.
Em nosso país brilhou a figura exponencial do médico sanitarista OSWALDO GONÇALVES CRUZ, que criou em 1900 o INSTITUTO SOROTERÁPICO FEDERAL. Convenceu o então presidente da república, RODRIGUES ALVES, a decretar a VACINAÇÃO OBRIGATÓRIA para a varíola que grassava de forma epidêmica, ceifando muitas vidas, em 1904.
Esta medida provocou a rebelião de populares e da escola militar que ficou conhecida como a REVOLTA DA VACINA. Seu trabalho teve repercussão e aprovação internacional com o prêmio, em 1907, em Berlim, no CONGRESSO INTERNACIONAL DE HIGIENE E DEMOGRAFIA.
Sabemos que há fortes correntes contrárias às atuais vacinas mas reconhecemos que hoje contamos com um sistema de vigilância universal mais atuante, melhores conhecimentos de virologia e epidemiologia, à despeito da grande influência e manipulação da indústria farmacêutica.
Somos, destarte, favoráveis ao uso imediato das vacinas em teste, com a preocupação da escolha de um produto que exija condições de transporte e armazenamento em temperatura em muito baixa, face ao alto custo e sério risco de não podermos cumprir com tais especificações.
A vacina protege, previne e reduz significativamente perdas de vidas. É uma das mais efetivas e eficazes armas de que o mundo moderno dispõe para o controle das doenças infectocontagiosas, as quais se expressam com alarmantes taxas de morbiletalidade. O uso de medicamentos: precoce, preventivo e terapêutico, proposto por muitos não recebe a aprovação da maioria das autoridades médicas oriundas do poder público e das sociedades médicas, a AMB inclusive.
A decisão do uso da vacina, que se torna indiscutível, não exclui o uso de medidas não farmacológicas como as que divulgadas exaustivamente na imprensa, medidas socioeducativas, destacando-se o uso correto de máscaras, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel e distanciamento social.
O não cumprimento dessas normas foi responsável pelo gravíssimo recrudescimento dos alarmantes índices de óbitos e número total de casos verificados no início deste ano, consequentes às festividades de Natal e fim de ano. O Brasil registrou 8.326.115 diagnósticos confirmados e 207.160 mortes na manhã de sexta-feira (15).
Foi o terceiro dia consecutivo com mais de 1.000 mortes. Esses dados foram responsáveis pelo caos em várias unidades da federação, com desabastecimento de insumos vitais como oxigênio, leitos de enfermaria e de UTI. Muitos pacientes morreram em casa e na porta e corredores de hospitais.
Os profissionais de saúde têm dado exemplos de dedicação com sacrifício de suas próprias vidas pois que apresentam o maior número de mortes e sequelas limitadoras e incapacitantes.
Na manhã de 15.01.2021, o mundo registrou 93.240.925 casos confirmados e 1.997.095 pelo COVID 19, de acordo com Coronavírus Resource Center da Johns Hopkins University.
Assim opinamos.
Maria dos Prazeres Ferreira Rabelo
José Iran de Carvalho Rabelo
GRADE APRESENTADA PELO AC. JANEDSON
XIX BIENAL DA ACM – MAIO/2021
Data : 12 a 14/05/2021
Local: Sala Virtual Zoom da Dra. Ana Margarida
Tema principal: COVID-19? Sars-CoV-2? Coronaviroses? Outro?
Presidente de Honra - Ac. Otho Leal Nogueira
Patrono – Ac. ????
4a. Feira - 12/05/2021
19h:00 - 19h:45- Abertura
Ac. Janedson Baima Bezerra (Vice-Presidente da ACM) - Presidente da XIX Bienal
Ac. Pedro Henrique Saraiva Leão - Presidente da ACM
Ac. Otho Leal Nogueira - Presidente de Honra da XIX Bienal
19h:45 / 20h:00 - Homenagem aos 43 anos de fundação da ACM
Orador: ???
20h:00 / 20h:50 - Conferência Magna de Abertura Dr. Carlos Alberto Studart Gomes
Tema: ???
Presidente: ???
Conferencista: ???
5a. Feira - 13/05/2021
08h:00 / 08h:30 - Mini-conferência Dr. Fulano ???
Tema: ???
Presidente: ???
Conferencista: ???
08h:30 / 11:00h - Painel: “???”
Presidente: Ac. ???
Secretário: Ac. ???
Moderador: Ac.
Temas e Painelistas:
Tema 1: ??? (40 min)
Painelista: Dr. ???
Tema 2: ??? (40 min)
Painelista: Dr. ???
Tema3: ??? (40 min)
Painelista: ???
Debates: tempo restante
11h:00 / 12h:00 - Simpósio: ???
Presidente: Ac. ???
Secretário: Ac. ???
Temas e Palestrantes:
Tema 1: ??? (20min)
Palestrante: Dr. ???
Tema 2: ??? (20min)
Perguntas rápidas: tempo restante
12h:00 / 14h:00 - Intervalo para Almoço
14h:00/14h:30 - Mini-Conferência Ac. Paulo Marcelo Martins Rodrigues
Tema: ???
Presidente - Ac. ???
Conferencista - Dr. ???
14h:30 / 17h:00 - Painel: “???”
Presidente: Ac. ???
Secretário: Ac. ???
Moderador: Ac. ???
Temas e Painelistas:
Tema 1: ??? (40 min)
Painelista: Dr. ???
Tema 2: ??? (40 min)
Painelista: Dr. ???
Tema3: ??? (40 min)
Painelista: ???
Debates: tempo restante
17h:00 / 18h:00 - Simpósio: ???
Presidente: Ac. ???
Secretário: Ac. ???
Temas e Palestrantes:
Tema 1: ??? (20min)
Palestrante: Dr. ???
Tema 2: ??? (20min)
Perguntas rápidas: tempo restante
6ª. Feira - 14/05/2021
08h:00 / 08h:30 - Mini-Conferência Dr. Hélio Cirino Bessa
Tema: ???
Presidente: Ac. ???
Conferencista: Dr. ???
08h:30 / 11h:00 - Painel: “???”
Presidente: Ac. ???
Secretário: Ac. ???
Moderador: Ac. ???
Temas e Painelistas:
Tema 1: ??? (40 min)
Painelista: Dr. ???
Tema 2: ??? (40 min)
Painelista: Dr. ???
Tema3: ??? (40 min)
Painelista: ???
Debates: tempo restante
11h:00 / 12h:00 - Simpósio: ???
Presidente: Ac. ???
Secretário: Ac. ???
Temas e Palestrantes:
Tema 1: ??? (20min)
Palestrante: Dr. ???
Tema 2: ??? (20min)
Perguntas rápidas: tempo restante
12h:00 / 13h:00 - Breve intervalo para lanche/pequeno almoço
13h:00 - SESSÃO DE ENCERRAMENTO
13h:00 / 13h:30 - Lançamento dos Anais da ACM - Volume XIX
Oradores: Acs. Pedro Henrique Saraiva Leão e Marcelo Gurgel Carlos da Silva.
13h:30 / 14h:00 - Entrega de Medalhas ACM
Direção: Ac. Pedro Henrique Saraiva Leão
14h:00 / 14h:50 - Conferência Magna de Encerramento Dr. José Waldemar de Alcântara e Silva
Tema: ???
Presidente: ???
Conferencista: ???
14h:50 / 15h:00 - Sumário da Bienal: Ac. Janedson Baima Bezerra
ENCERRAMENTO