Posse Solene na Academia Cearense de Medicina (ACM)
Auditório da Reitoria da UFC
Fortaleza, 27.10.2023
Membros Titulares Honoráveis - Drs. Martinho Rodrigues Fernando e Francisco Braga Andrade
Membros titulares - Drs. Ernani Ximenes Rodrigues e João Macedo Coelho Filho
Ac. Janedson Baima - Presidente da ACM |
Palavra da Presidência
Eis-nos aqui, homens e mulheres do século XXI, contemporâneos assoberbados de um drama permanente, testemunhas de convulsões talvez nunca vistas neste planeta, desde que os montes surgiram e os mares foram lançados nos seus arcanos abismos.
Em fuga, vivemos uma confraria insular, buscando uma amizade maiêutica, extraindo os nossos mais ricos e íntimos recursos, abrindo as asas dos nossos sonhos e dos nossos pensamentos obscuros, controlando nossos juízos, rumo ao bem maior, a Verdade.
Sem pieguismo ou ingenuidade, idealizamos um ambiente de gáudio e deleite preparados para as senhoras e senhores, nesta fraterna noite. Inobstante o ensejo cardinal dessa solenidade seja as diplomações de dois confrades, como Membros Titulares Honoráveis, os Drs. Martinho Rodrigues Fernando e Francisco Braga Andrade, e as posses de dois recipiendários, os Drs. Ernani Ximenes Rodrigues e João Macedo Coelho Filho, como Membros Titulares, talqualmente, nos empenhamos para que todos comunguem a alegria de uma solenidade, no seio do nosso Sodalício.
Mais do que as guerras fratricidas, digladiadas na terra, nos mares e nos ares, espanta-nos, em particular, os conflitos interpessoais que nos afligem, cotidianamente. Os equívocos de interpretação e o aperto de mão que me foi negado, na última solenidade, não nos abateu na busca estoica pela conquista da tolerância e saudável convivência, entre os que pensam e/ou sentem diferentes.
Nada impedirá o gozo dessa solene e rara fração de noite. Para isso, se acomodem nas suas poltronas, como se fossem cadeiras de balanço, nas varandas das casas dos avós, para experimentarem as emoções que desfilarão neste auditório, sob o comando do nosso mestre de cerimônia, o confrade Vladimir Távora. Muito obrigado pela presença de todos e sejam muito benvindos!
Acad. Janedson Baima Bezerra - Cad. 60 Presidência da ACM
GRATIDÃO SEMPRE - ACM
Das entidades que milito, a Academia Cearense de Medicina é a que reconheço ser a maior devedora aos seus próceres. Explico: nada se pede a cada um dos confrades e confreiras que não seja, prontamente, atendido. Desde suas simples honrosas presenças até tarefas, por vezes, exaustivas.
Somos todos credores, em maior ou menor parcela, de cada gesto gratuito e benevolente, a favor da nossa Arcádia.
Na noite de ontem(27/10/23), tivemos mais uma jornada gloriosa, para uns, memorável, para outros, encantadora, digo eu, para a história acadêmica. Nada disso, porém, caiu pronto dos céus, várias foram as valiosas contribuições.
Destarte, permito-me agradecer, comovidamente, a algumas pessoas. Muito obrigado:
• a Deus pela oportunidade e permissão do ocorrido;
• ao confrade Martinho Rodrigues Fernando, pela composição poética do Hino;
• ao confrade Vitoriano Antunes Barbosa, pela composição musical do Hino;
• às Professoras Elba Ramalho e Elídia Aguiar pelas assessorias técnico-musicais (melodia, partitura, adaptação letra-tom musical, etc.);
• ao confrade Vladimir Távora, pelo comando, vibração e imaginação, em torno do evento;
• aos novos e antigos confrades (Titulares e Honoráveis) João Macedo, Ernani Rodrigues, Martinho Rodrigues e Francisco Braga, motivos maiores da nossa festa;
• aos familiares, amigos e convidados dos agraciados, por suas presenças;
• aos confrades Ary Ramalho e Carlos Ciarlini por emprestar-nos suas mentes, vozes e corações, nas saudações proferidas;
• à cerimonialista Aline e equipe pela sempre competente assistência ao evento;
• ao Coral da Unimed, nas pessoas da coordenadora Dra. Socorro Rosado e do Maestro Marcos Rozilo;
• à Ciriaco Orquestra, na pessoa do Maestro Willian Ciriaco;
• A Reitoria da UFC, pela concessão do seu Auditório e demais dependências;
• ao senhor Renato, funcionário da Reitoria da UFC, pelo apoio logístico;
• aos nossos funcionários, Verônica Freire, Camila Leite e Valdir Ló, pela cotidiana disponibilidade;
• aos senhores Carlos Ferreira e Luiz Henrique, pelas documentações fotográficas e de filmagem;
• ao Buffer Marcos Montenegro pelos prazeres mundanos dos comes e bebes;
• aos confrades e confreiras que compareceram, liderados pelos decanos Djacir Figueirêdo e João Evangelista;
• aos que não puderam comparecer, por motivos sempre justos, mas que, à distância, emitiram suas vibrações favoráveis;
• aos que, por lapso, esqueci de citar.
Em tempo: àqueles que perceberam minha ausência na recepção, nos jardins da Reitoria, devo uma explicação.
Acontece que tenho uma prima idosa (82 anos), semidemente, sem pais e filhos, que adotei para cuidar, há algum tempo. Minutos antes do encerramento da solenidade, recebi uma mensagem da casa de idosos dela, informando que ela tinha sofrido uma queda, com TCE e estava desacordada. Não me restou outra opção senão correr para lá. Ainda bem que fui! Desculpem!
A Presidência