quarta-feira, 24 de abril de 2019

POR: MÁRCIA ALCÂNTARA - Meu querido amigo Sérgio Gomes de Matos


Aca. Márcia Alcântara

Meu querido amigo Sérgio Gomes de Matos

Por: Márcia Alcântara

Sérgio, O Doutor Sérgio, médico de homens, dotado de uma empatia revelada no reconhecimento da dor do outro, completada pelo altruísmo de amplitude ilimitada, varou sua vida cuidando de muitos e respeitando a todos.
Atenção aos pacientes e seus familiares era fato notoriamente comprovado. Aos amigos sempre teve atenções redobradas. Vale contar aqui que conheci Sérgio nos meus 38 anos de idade, quando era completamente distante da literatura e outras atividades culturais. Só pensava em medicina e na família. Foi então que recém-chegado ao Hospital de Messejana, ele já um excelente clínico, diagnosticista por natureza, enveredou pelos rumos da pneumologia e me conheceu, logo me adotando como discípula da Clinica Médica e de seu saber literário. Introduziu-me à leitura de clássicos e de romances ditos muito bons. Li Machado de Assis, sob sua égide.
Assim, me fez tomar gosto por essas duas vertentes do conhecimento, me fazendo ficar viciada naquilo que mais gosto: ler e escrever, além de também continuar diagnosticando e tratando doenças do aparelho respiratório. Ser médico e literato, requer veios de gosto pela humanidade. E o Sergio era humanista. 
Admirar o Sérgio seja no discurso erudito e histórico, seja numa sessão clinica ou numa roda de conversa, ou num grande e profícuo discurso na Academia Cearense de Medicina, fez parte importante de meu viver no âmbito da Medicina e das sociedades médico-literárias. Nunca perdeu o bom humor, quase sempre tendo um fato da vida real ou não, para contar de modo lúdico e muitas vezes hilário, sempre com um cunho cultural de permeio. Para mim, ele estará sempre presente nesses momentos em que se filosofa sobre a vida ou sobre a resenha de algum livro.
Obrigada meu grande e querido amigo Sergio Gomes de Matos. Sergio Gomes. Como eu costumava chamá-lo.
Siga povoando os céus com seus saberes.

6 comentários:

Eleara disse...

Beleza de texto, Márcia. Como vc disse, ele já está povoando os céus com seus muitos saberes.... Eleara

Unknown disse...

Conheçe o Dr. Sérgio através da minha ex. Cunhada Lucélia Barbosa uma paciente dele por qual ele cuidava com o maior amor e carinho que ele tinha🙌🙌 agradeço a deus por tudo que ele fez por todos... descanse em paz 😭😭😭😭 tenho certeza que todos irá sentir sua falta

Unknown disse...

Agradeço à Deus por ter o dom de ter Dr Sérgio na minha vida, à 18 anos, em 2004 ele me ajudou , tive uma parada respiratória e só com um pulmão ele disse que ia ajudar à criar meu afilhado que tava nascendo, e em 2019 ele fez 15 anos no dia 17 de abril, estive internada no mês de março, muito feliz porq estava aos seus cuidados,Ele foi o meu td, pois nunca tive pae e mãe desde os dois anos,nunca tive dinheiro, pra pagar às consultas, porq esta com ele não tem preço,ele era o meu prêmio de loteria no hospital, um homem espetacular, o melhor , maravilhoso, parabéns à sua família,quê o teve por perto, minhas condolências à todos... Lucélia Barbosa....

Unknown disse...

Agradeço à Deus por ter o dom de ter Dr Sérgio na minha vida, à 18 anos, em 2004 ele me ajudou , tive uma parada respiratória e só com um pulmão ele disse que ia ajudar à criar meu afilhado que tava nascendo, e em 2019 ele fez 15 anos no dia 17 de abril, estive internada no mês de março, muito feliz porq estava aos seus cuidados,Ele foi o meu td, pois nunca tive pae e mãe desde os dois anos,nunca tive dinheiro, pra pagar às consultas, porq esta com ele não tem preço,ele era o meu prêmio de loteria no hospital, um homem espetacular, o melhor , maravilhoso, parabéns à sua família,quê o teve por perto, minhas condolências à todos... Lucélia Barbosa....

Anônimo disse...

Ter o Dr. Sergio Gomes de Matos em minha vida não teve preço, foi sempre um ser humano atencioso, preocupado e amoroso com todos, da família, amigos, colegas de trabalho e pacientes.
Sempre com suas tiradas engraçadas, com o seu "deixe comigo, que eu resolvo", com a sua entrega integral aos seus pacientes, com sua intelectualidade invejável, entre outras mil qualidades dele.
Tio sei que depois de tanto fazer pelos outros o sr descansou, e agora Deus e Nossa Senhora lhe recebem com todo amor. Para que agora em outro plano o sr possa olhar por nós.
Vá com Deus meu tio, saudades sempre.

Márcia Alcântara disse...

Boa tarde a todos.
A missa de sétimo dia do meu amigo Dr.Sérgio Gomes de Matos, será no dia 30 de abril,terça-feira às 19:00hs na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes.