Por: Aca. Márcia Alcântara
Vai ser muita saudade que sentirei com a partida do nosso Presidente, Professor, Doutor Pedro Henrique Saraiva Leão.
Sinto-me órfã do meu mestre, como o chamava, porque cuidava de perto dos meus textos em jornais, livros e revistas. Ganhei muito dos seus oportunos, bem-humorados e intensos ensinamentos, desde minhas primeiras grandes leituras. Ensinou-me muito a jogar com as palavras. Aprendi o que sei, e hoje faço jus a isso, com muito orgulho desse mestre sisudo, mas descontraído e doce no trato. SAUDADE é a palavra única que cabe em mim agora.
Despeço-me de você, mestre, com o mesmo carinho e afeto que tivemos nos nossos encontros literários cheios de pura troca de aprendizado, irrigado por calor humano. Muito obrigada a vc Mestre Pedro, Luiza Maria, Mana, Ana Luiza, Paulinho e Inês Carolina que tiveram para comigo excelente acolhida.
Descanse em Paz mestre querido mestre.
Márcia Alcântara
21.02.2022
Por: Ac. João Martins
Estava recebendo o meu resultado POSITIVO para COVID quando tomei conhecimento do muito lndesejado, porém não surpreendente falecimento do muito incomumente querido e admirado Pedro Henrique Saraiva Leão. Sobre o que foi dito por muitos da ACM, é tudo verdadeiro e bem dito, inclusive com beleza literária. Também com e por isso ele está feliz, com aquele rosto matreiro sisudamente risonho. Fui seu aluno(FM UFC), seu residente(HGF),seu interno-bolsista na ASSISTÊNCIA MUNICIPAL(hoje FROTÃO). Aqui pra nós e para orgulho e deleite meu, enquanto estudante de Medicina, fui seu professor de Alemão. Que privilégio para mim! Que investimento no meu BANCO DE SAUDADES! Obrigado, PEDRO! Não estou triste com sua ida. Você parou de sofrer! Como médico, visitei-o algumas vezes no seu apartamento durante este seu último e fatal calvário! Por isso, francamente, não estou triste; estou,sim , profundamente SAUDOSO! Vale usar o lenço consolador do iluminado Santo Agostinho que ,em essência, diz: “A dor de tê-lo perdido é enorme. Infinitamente maior é a felicidade de tê-lo possuído”. Descansa em paz, amigo PEDRO!
21.01.2022.
João Martins
MENSAGEM DE PESAR PELO CONFRADE DR. PEDRO HENRIQUE SARAIVA LEÃO
Postado no Blog do Confrade Marcelo Gurgel.
Link, abaixo.
http://blogdomarcelogurgel.blogspot.com/2022/01/mensagem-de-pesar-pelo-confrade-dr.html
Confrades e confreiras,
O Dr. Pedro Henrique Saraiva Leão foi meu professor na Faculdade de Medicina e, tempos depois, colega no Departamento de Cirurgia da UFC. Foi, porém, na Academia Cearense de Medicina que nos estreitamos a amizade. Tornamo-nos grandes amigos. Tive o privilégio de dar carona para as reuniões da Academia. Foi uma oportunidade de ouro para conversarmos, especialmente sobre literatura. Culto e erudito. Falava, lia e escrevia em várias línguas.
Gostava da palavra, brincava com elas. Leitor habitual desde jovem. Tinha o dom da sabedoria, via-se nele o pendor pelas coisas divinas. Quando caminhava na Praça das Flores, fazia uma pausa diante da cruz e rezava o Pai Nosso. Era temente filial a Deus!
Seu lavor médico viverá na memória daqueles que receberam a assistência através das suas mãos. Li quase toda a sua obra literária. Esta será imortal, que o diga a sua biobibliografia de altíssima qualidade. Perdemos um grande confrade em pleno exercício da presidência da nossa agremiação. Com o agravamento da doença, estava pressentido o desenlace, mas a gente sempre espera um milagre de Deus. O milagre não veio, e estou triste e com muita saudade do meu amigo Pedro Henrique Saraiva Leão.
Que Deus o receba em seu Reino de Glória e conforte a sua família.
Graça e Paz!
Sebastião Diógenes e Erineide
21-01-2022
PESAR PELO FALECIMENTO DO DR. PEDRO HENRIQUE SARAIVA LEÃO
É com muito pesar que ora exaramos o falecimento do médico Dr. Pedro Henrique Saraiva Leão, ocorrido hoje, dia 21/01/2022, em Fortaleza.
Nascido em Fortaleza-Ceará, em 25 de maio de 1938, filho de Manoel Pio Saraiva Leão, advogado, e de Maria Eunice Saraiva Leão, professora, contava com 83 anos de idade e quase 60 anos de médico, porquanto fora formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1963.
Fez seus estudos primários no Externato Catarina de Labouré e o curso secundário, com os Irmãos Maristas, no Colégio Cearense do Sagrado Coração, ambos na capital cearense.
Bem cedo despontou grande interesse e habilidades para o estudo de idiomas estrangeiros, principalmente o inglês, tendo sido selecionado, junto com um reduzido e seleto grupo de estudantes, na forma de intercâmbio, para conhecer algumas universidades norte-americanas. Obteve, em 1962, o “Michigan Certificate of Proficiency in English”, para ser professor do Instituto Brasil-Estados Unidos (IBEU) em Fortaleza. Posteriormente, durante a sua pós-graduação médica na Europa, aprendeu a falar, fluentemente, o alemão e o francês.
O Dr. Pedro Henrique Saraiva Leão fez, em São Paulo-SP, estágios de pós-graduação em Cirurgia Digestiva e em Colo-Proctologia no Instituto de Estudos e Pesquisas em Gastroenterologia e frequentou o Serviço de Cirurgia Digestiva doo Hospital das Clínicas de São Paulo, sob a orientação do Dr. Henrique Walter Pinotti.
Em 1970, mediante concurso, ingressou no Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC, onde por muitos anos chefiou o Setor de Clínica Colo-Proctológica, tendo se aposentado como Professor Adjunto, e depois guindado à professor emérito.
Em 1972, o Dr. Pedro Henrique foi “Honorary Assistant in Surgery” no Hospital St. Mark’s em Londres, e, em sequência, estagiou na “Deutsche Klinik für Diagnostik”, em Wiesbadenn, na Alemanha.
Por 17 anos, ele foi responsável pela Clínica Proctológica na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. A partir de 1992 passou a integrar, na condição de Professor Visitante, o corpo docente do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas do Rio de Janeiro.
Em novembro de 2000, o Dr. Pedro Henrique Saraiva Leão foi aprovado, com louvor, por sua dissertação de Mestrado de Cirurgia na UFC.
Dentre os feitos mais relevantes de suas atividades profissionais, comporta mencionar: Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Secção do Ceará, onde criou a láurea de Professor Honoris Causa; fundador em Fortaleza, em 1975, do primeiro clube de ostomizados do país (Clube de Colostomizados do Brasil); idealizador e fundador da Regional Norte/Nordeste de Colo-Proctologia; membro fundador do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, compndo o corpo editorial de seu órgão oficial, os Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva.
O Dr. Pedro Henrique dirigiu, por várias vezes, o Centro de Estudos do Hospital Geral de Fortaleza e foi Diretor do Centro Médico Cearense. Foi ainda Editor da Revista do HGF e Editor Associado da Revista da Faculdade de Medicina da UFC, tendo também dirigido a Revista Ceará Médico e integrado outras equipes de comunicação de periódicos médicos e literários.
De 1980 até a presente data, o Dr. Pedro Henrique publicou vários artigos, capítulos e livros científicos, relacionados à sua especialidade, como autor principal ou em coautoria.
No âmbito literário, era cronista e ensaísta de apurada escrita, dotado de vasta erudição, e um poeta festejado, exímio em sensibilidade no manejo das palavras. O seu primeiro livro de poesia foi escrito em 1960, sob o título de: “12 poemas em inglês”, sendo considerado uma pérola da moderna literatura cearense. Era imortal da Academia Cearense de Letras, da qual foi inclusive presidente, e membro fundador da Academia Cearense de Médicos Escritores. Presidiu a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES), tanto a Nacional como a Regional Ceará (SOBRAMES/CE) dessa sociedade. Foi o criador e editor da Revista Literapia, veículo de larga credibilidade nos meios literários locais.
Em 26/01/2001, ele foi empossado como membro titular da Academia Cearense de Medicina (ACM), ocupando a Cadeira 48, cujo patrono é o Prof. Newton Teófilo Gonçalves, sendo recepcionado na ocasião pelo Acad. Antero Coelho Neto. Exerceu várias funções diretoras da ACM, estando no momento no exercício da presidência.
Como reconhecimento dos seus méritos, foi aquinhoado com o Troféu Sereia de Ouro, o Título de Notório Saber da UFC, o Diploma de Mérito Ético-Profissional do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará e Título de Professor Emérito da UFC.
O inesperado desaparecimento terreno do confrade Pedro Henrique Saraiva Leão enluta a terra alencarina e afeta duramente a Medicina e as Letras do Ceará, comprometendo a cultura em nosso meio, mercê do seu engajamento em tantas entidades e associações de valor para a sociedade e o povo cearenses.
Descansa em paz, caríssimo confrade presidente.
Que Deus o receba em Sua mansão celestial.
Acad.
Membro titular da ACM – Cadeira 18
Por: Aca. Ana Rosemberg
Nenhum comentário:
Postar um comentário